segunda-feira, 12 de março de 2012

Tatuagens - Onde doi mais?

Hoje em dia uma grande parte da população possui alguma tatuagem, pequenas ou grandes que ocupem o corpo todo.A primeira coisa que as pessoas me perguntam quando veêm minhas tatuagens é 'Doe muito?'


Para quem não sabem eu tenho uma tatuagem no pulso esquerdo e outra no pé direito.
A do pulso não doeu muito só que eu sentia muitas vezes as picadas da agulha, eu tenho aflição de agulhas próxima as veias, deve ser por isso que me incomodou. Mas em comparação a do pé, ela nem doeu. Como podem ver nas fotos a baixo a minha cara de dor é pior quando eu fui fazer a do pé. Se eu soubesse que iria doer tanto a do pé nem teria feito.



Uma tatuagem sempre vai doer, afinal são várias agulhas entrando e saindo de sua pele para que a tinta fixe.
Mas não fique tão assustado, a várias partes do corpo em que a dor sera mais suave do que em outros lugares. Pesquisei bastante e retirei de alguns sites de tatuagens como o Tatuagem.com que expliquem esta dúvida que muitas pessoas tem, até mesmo eu, afinal tenho vontade de fazer outras e tenho que estar preparada para saber a dor que irei enfrentar.

Abaixo temos uma piramide onde a base vermelha simboliza a parte do corpo onde mais doe e conforme vai amarelando se torna mais suave a dor.


Outra imagem em que demonstra com mais facilidade os locais de dor.Reparem que os pés e os pulsos são onde estão como vermelho, ou seja onde doem mais. Ja passei pelo pior, minha próxima tatuagem sera no braço onde esta em verde, então, não sentirei tanta dor.


Segundo minha pesquisa e pela minha experiencia, não tem como explicar exatamente a sensação de ser tatuado. Algumas pessoas dizem que doem de mais, que é uma sensação desconfortavel e etc. Pessoas que passaram por cirurgia ou mulheres que fizeram parto, dizem que não doem nada. No meu caso eu digo que é uma sensação estranha em prazer e dor. O som da maquina geralmente me da um pouco de sono, porem nunca durmo porque a dorzinha da agulha entrando na pele me faz ficar alerta.

Dica: Uma dica importante é você ficar relaxado e não fazer os músculos precionados na areá onde vai ser tatuada, quando eu fiz a do pulso eu estava relaxada o que resultou em uma dor que durou alguns dias, mas quando fui fazer a do pé, mantive firme sempre. O que deu em quase uma semana de dores, eu nem conseguia mexer o pé direito que doía muito!!



Como prevenir a dor?


Existem casos dramáticos em que clientes choram e até mesmo desmaiam durante uma tatuagem, o que acho meio exagerado, principalmente desmaiar, o que normalmente acontece é da pessoa esta anciosa ou nervosa e deixam a experiencia insuportável, ou então não se alimentou direito antes da sessão, ou por outro lado, esta a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo responde negativamente apos varias horas de tatuagem.

Para prevenir futura sessões dolorosas, considere as seguintes sugestões:

  • Descubra tudo o que puder sobre a tatuagem - quanto mais bem informado estiver mais preparado estará na hora.
  • Peça referencias e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
  • Pose sempre escolher uma zona do corpo a partida menos dolorosa para efetuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas ( e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir, ou então compre alguma pomada anestésica.
  • Tenha sempre em mente que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um simbolo de tolerância e paciência.
  • Não esta sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem ( ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser confortante falar com alguém que ja seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas duvidas.
  • Como cliente pagante, esta no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito  grande  ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente.
  • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será "aguentar" todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte  que vai poder exibir no final da sessão!!

Por hoje é só moranguets, vejam algumas fotos de tatuagens que normalmente me inspiram. Nesta quarta feira continuaremos com o post sobre tatuagens. Aguardem!! (:








*Créditos ao tatuagem.com

Um comentário:

  1. Você poderia colocar a fonte, né?
    Acabei de ler de um outro site, da reportagem original.
    É chato isso :/

    ResponderExcluir