quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cuidados com lentes de contato

Olá meus morangos e minhas pimentas,
A algum tempo atrás eu prometi fazer algumas matérias sobre lentes de contato, hoje finalmente vou começá-las.
Agora nesta primeira parte vou falar sobre cuidados, pois é muito importante os cuidados com suas lentes de contato, depois irei postar como se colocar as lentes e farei reviews de lentes que eu tenho e que já tive/usei.

Passo a passo dos primeiros cuidados:


  • Arrume bem o lugar aonde você vai colocar suas lentes, preferencialmente em uma mesa com um espelho ao seu lado, uma penteadeira seria o ideal, NUNCA coloque-as junto a pia do banheiro, você pode perdê-las facilmente ou contaminá-las caso caiam na pia.

  • limpe o local, passe um paninho pra tirar a poeira ou qualquer outra sujeira que possa ter no local, estamos lidando com um procedimento que exige o maior cuidado em limpeza, afinal de contas você vai colocar um a lente no seu olho, caso ela se contamine com sujeiras você estará levando sujeiras aos seus olhos, todo o cuidado é pouco.

  • Lave suas mãos: é muito importante que você lave suas mãos, elas estarão em contato direto com seus olhos e a limpeza das mesmas é super necessária.

Produtos para assepsia das lentes:

  • Soluções de limpeza especiais para lentes de contato: O que são? Soluções que realizam a desinfecção das lentes de contato, evitam bactérias e outros corpos nocivos aos olhos, proporcionando também lubrificação as lentes, pois as mesmas possuem água em suas composições, e precisam estar sempre hidratadas para permanecerem em bom estados e prolongar suas vidas uteis.

Essa solução é a Re-nu da empresa Bausch & lomb vision, eu costumo sempre utilizá-la.
Descrição do produto: É a solução superior para limpeza, enxágüe, desinfecção, lubrificação, conservação e remoção diária de proteínas de suas lentes de contato gelatinosas. Desinfeta melhor e mais rapidamente as lentes de contato gelatinosas, proporcionando mais conforto e saúde para seus olhos.

Existem pessoas que são alérgicas a essas soluções de limpeza, o que fazer nesses casos? Os oftalmologistas sempre exigem que sejam utilizadas as soluções de limpeza, pois são segura e possuem componentes controlados exatamente para dar segurança na desinfecção e assepsia das lentes, com pessoas que são alérgicas a algum componentes das soluções costumam usar soro fisiológico para manter suas lentes, isso esta errado pois o soro não fornece essa desinfecção aprofundada, não possuem força o suficiente para retirar possíveis bactérias fortes.
Suas lentes podem ser mantidas nas soluções de limpeza específicas porém no momento em que as lentes forem colocadas podem  ser lavadas com o soro fisiológico para retirar os resíduos das soluções de limpeza, proporcionando colocá-las sem problemas.

  • Soluções umidificantes: Servem para umidificar seus olhos, pois depois de algumas horas utilizando as lentes você sente seus olhos secos, com um leve ardor, o motivo é simples, as lentes precisam se manter úmidas e para isso sugam a umidade natural dos olhos, mas as vezes os olhos acabam ficando um pouco secos e necessitando de um pouco de umidade, nesse momento usamos as soluções umidificantes.
Não se enganem, não coloquem colírios sem que sejam prescritos por um oftalmologista, existem colírios para milhões de patologias.
Algumas marcas de soluções de limpeza disponibilizam para compra soluções umidificantes, porém uma ótima solução umidificante é o próprio soro fisiológico.
  • Procure sempre lavar a case/estojo das suas lentes, mante-las limpas é fundamental, lave-as com água e sabão,  usando uma escova de dentes ou uma esponja lave-a bem em cada pedacinho dela, incluindo a tampa, antes de colocar suas lentes de volta a case higienizada limpe-a colocando a solução de limpeza de lentes no interior dela com o dedo, jogue o líquido fora e coloque mais solução, agora para receber a lente de contato.
Por hoje é só isso, trarei vídeos com a higienização da case/estojo e como colocar as lentes de contato.

Kissus ;***

Um comentário:

  1. Matéria legal essa sobre cuidados :3!
    Minha mãe usa um produto chamado H.A. ela teve problemas com o Renu, não são todas as pessoas que tem, mas ela teve. Enfim, esse produto H.A é importado mas vende na maioria das farmácias no Brasil, é muito bom faz uma ótima limpeza das lentes :D!

    ResponderExcluir