É um dos estilos mais próximos ao Ocidente, mas por influência da moda japonesa, que dá liberdade para brincar com todo tipo de combinações inusitadas e divertidas, as Gyaru misturam cores, estampas, brilhos e toda uma liberdade que a moda urbana permite, trazendo cara própria e um estilo bem ousado para os padrões Orientais, com seus decotes e saias curtas.
Algumas das principais características do estilo, mas não necessariamente regra, é o bronzeamento artificial, que é inspirado nas norte-americanas californianas, os cabelos loiros, extremo cuidado com maquiagem, penteados e decoração de todos os tipos em acessórios, como unhas e celulares!
Os locais mais propensos a se encontrar uma Gyaru são as grandes cidades, assim como as demais subculturas e tribos urbanas, no entanto, se formos considerar o principal foco, Tokyo, existem sim Gyaru no bairro de Harajuku, mas o epicentro de sua moda é sem dúvida o bairro Shibuya. É lá que se encontram o famoso cruzamento Shibuya, a estátua do cão Hachikō, e também aonde se localizam as principais marcas da moda Gyaru, o edifício Shibuya 109.
As Gyaru trouxeram uma revolução não apenas na aparência (o choque causado pelas Manba nos anos 90 – começo do estilo – ainda as descreve como um dos estilos mais marcantes da história das subculturas do Japão), quanto comportamentais, pois ao contrário do ideal japonês (pele alva, educação, vida regrada e trabalho em primeiro lugar) as Gyaru inicialmente eram o oposto (provavelmente uma reação à esses padrões tão rígidos e enraizados), com o visual bronzeado ao extremo, personalidade expansiva e exibicionista, atitude forte e gosto pela diversão e vida noturna das cidades. Com o passar do tempo criaram-se novos subestilos mais brandos e diversificados para todos os gostos entre as Gyaru. O estilo não é apenas para mulheres, sua versão masculina é o Gyaruo.
As Kogal (ou Kogyaru – Ko: estudante), Gyaru em idade escolar que são também consideradas as precursoras do estilo.
As OneeGyaru (Onee: mais velha), com estilo mais maduro e sofisticado:
Entre as Gyaru não bronzeadas (ou Ganjiro) existem por exemplo as HimeGyaru (Hime: Princesa), subestilo que remete às princesas ocidentais, com muito luxo e glamour:
Temos também as B-gals (ou B-Gyaru), subestilo voltado ao mundo do Hip Hop:
Os subestilos são criados e modificados de acordo com padrões comportamentais diversos (B-Gyaru por exemplo se diferencia por estar envolvida com a comunidade do Hip Hop, Kogal é constituída por garotas em idade escolar, Onee Gyaru por garotas mais velhas, HimeGyaru e Manba pelas mais extremas – no caso extremos opostos, e assim por diante) e por tendências da moda (a cada nova estação também nasce um novo subestilo e este morre ou se modifica ao final dela – exemplos: Haady Gyaru, Mori Gyaru, Rokku Gyaru, Roma Gyaru, etc).
O mundo das Gyaru é muito vasto e diferente. Esta é apenas uma pequena amostra de tudo o que elas são e conseguem criar em termos de moda ! Continue acompanhando nosso blog e veja nossos demais posts sobre as Gyaru!
Créditos: http://www.harajukulovers.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário