Muitos de vocês devem estar familiarizados, ou ao menos já devem ter ouvido falar na expressão Haute Couture. O termo francês, que na nossa tradução significa nada menos que Alta-Costura, foi a designação dada às criações de caráter exclusivo, produzidas em escala artesanal, destinada à parcela mais abastada da população por conta de seus preços altos. Inicialmente, foi utilizado no primeiro desfile de moda, em 1958.
Na França atual, a designação é protegida e fiscalizada. Só pode-se considerar e utilizar o termo, quem realmente está dentro dos padrões designados. Chanel, Dior, Valentino, Armani e Givenchy são exemplos aqui.
Dito isso, fica fácil entender o que é o Haute Macabre embora não haja uma descrição oficial do termo. Assim como o pastel-goth, o haute macabre vem chamando a atenção, especialmente de quem está antenado com a moda alternativa.
Entretanto, o haute macabre ultrapassa a barreira do que seria limitado pela moda, expandindo-se de tal modo que pode ser considerado uma expressão artística em seu sentido mais amplo. (Para que fique claro, a moda é um tipo de expressão artística, mas nem toda expressão artística - que utilize roupas - pode ser considerada moda.).
Como de praxe, uma vez que o Haute Macabre é, por definição própria, um estilo impactante, é obvio que você não precisa sair fantasiada de casa. No entanto, fuçando pela internet fica bem fácil encontrar bastante inspiração.
Tava achando que só de preto se sobrevive?
Um dos sites que mais me agradou foi o Haute Macabre. Super aconselho que vocês deem uma olhada no site.
Até a próxima,
Limão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário