Mas tudo isso, que pode ser realmente desanimador para um ser de pouca capacidade aquisitiva, é surpreendentemente mudado de tempos em tempos, quando o meu bairro passa a abrigar uma feirinha itinerante de livros. As muitas barracas erguem-se em fileira no principal ponto comercial do bairro. - O Calçadão.
Na última semana, enquanto passava pelo local, encontrei uma banca que fez meu coração - literalmente- bater acelerado. Todos os livros tinham o preço fixo de dez reais.
O resultado: Gastei os vinte reais do bolso depois de muito sofrer para escolher os dois livros que viriam para casa comigo.
Os escolhidos foram:
1) Feios - Scott Westerfeld
Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.
Ao longo da saga, Tally descobre uma série de segredos a respeito dos "perfeitos" e da sociedade que a cerca. O ambiente futurista em que a história é ambientada é, por vezes, muito inovador e o final da história é surpreendente.
2) O Discurso Secreto - Tom Rob Smith.
Na União Soviética pós-Stálin, um discurso de seu sucessor Nikita Kruschov marca o período em que as brutalidades do regime stalinista começam a ser amplamente condenadas. Liev Demidov, ex-agente de segurança do Estado, vê-se confrontando pelos erros de seu passado. De suas próprias filhas adotivas, cujos pais biológicos foram mortos por ordem de Liev, à líder de gangue Fraera, cujo marido foi aprisionado em um gulag, personagens afetados por suas atividades profissionais vêm obrigá-lo a prestar contas sobre o seu envolvimento político.Vou - como de praxe - abrir um cantinho aqui para despejar todo meu surto de fã com Tom Rob Smith. Eu já li o - e fiquei apaixonada - pelo livro promissor de O Discurso Secreto - Criança 44. Aconselho a todos que o leiam primeiro, para se familiarizarem com os personagens. Especialmente com o Liev. [Insira suspiros pelo Liev aqui. Q]
Ambos os livros vieram para a minha lista de livros a serem lidos - lista esta muito maior do que o tempo que tenho disponível para ler. Mas antes que eu acabe o post por aqui, tem mais um livro sobre o qual eu vim falar.
A estrela do diabo - Jo Nesbo
Terminei de ler este livro há dois dias atrás e me vi completamente apaixonada por Harry Hole. O que é bem difícil de acontecer com personagens assim, já que sou fã de Mr. Holmes e Mr. Poirot, então se ver apaixonada por um personagem também investigador é bem complicado. Mas deixando isso de lado, o que impressiona nesse livro é a capacidade que Jo Nesbo tem em mudar o ritmo das coisas, te jogando de um lado para o outro até que você não saiba mais o que fazer.
Vim a descobrir depois que A estrela do Diabo é a terceira aparição do detetive Harry Hole, que anteriormente aparecera em A casa da dor e Garganta Vermelha. Ambos ainda não lidos pela minha pessoa, mas com os nomes já anotados na lista-dos-livros-que-quero-comprar.
Finalizando as compras da semana, achei - muito aleatoriamente - um box com três obras da Ágatha Christie, por vinte reais, nas Lojas Americanas. Embaladinhos, bonitinhos, novinhos e esperando para serem devorados. Yay!
Até a semana que vem,
Limão.
OS ELEFANTES NAO ESQUECEM e um livro genial
ResponderExcluir